segunda-feira, 5 de maio de 2014

Projeto Reautorando Vidas


             
  Atendimento na modalidade de Terapia Familiar para 12 famílias, um Grupo Reflexivo e 2 oficinas socioeducativas para crianças e adolescentes em situação de violência. 

                     A Secretária Municipal da Educação e Esporte, através do Programa Integrado de Inclusão Social e com base no Diagnóstico Municipal da Realidade da Criança e Adolescente do Município, (2010), o qual identificou carência nos atendimentos a crianças e adolescentes em situação de violação de direitos, vem apresentar o “Projeto Reautorando Vidas”, que pretende acolher e atender esta demanda, como também atuar no víeis da prevenção nas comunidades em situação de vulnerabilidade social.
                O foco de atuação, deste projeto, será oportunizar a criança e ao adolescente um espaço de atividades de esporte e cultura orientados, e estando em ameaça ou situação de violação de direitos, proporcionar atendimentos no viés da terapia familiar, visando o fortalecimento de suas potencialidades em busca das mudanças necessárias para uma vida de cidadania plena.
O objetivo do Projeto “Reautorando Vidas” é viabilizar intervenções psicosocioeducativo a crianças e adolescentes e suas famílias que vivenciam situações de risco social, possibilitando o fortalecimento para o enfrentamento e superação desta história e a construção de uma nova trajetória de vida. O projeto pretende desenvolver suas ações através dos grupos operativos/reflexivos, (oficinas de Boxe Olímpico, Jiu-jítsu, Hip-Hop, Teatro, Violino e viola), visando um aprendizado conectado com uma mudança, isto é, objetiva refletir, indagar sobre as tensões e lidar com as ansiedades oriundas da convivência social e familiar.
 Outra ação específica do projeto será os atendimentos sistêmicos a família, pois segundo Minuchim, (Aun, 2006, pg.122), inúmeros estudos têm levados pensadores sistêmicos a falar de fontes extras cerebrais de nossas mentes, admitindo-se que a mente não esta no corpo, nem na caixa craniana, mas nas relações. A partir deste entendimento, será oferecido pelo projeto atendimento terapêutico a doze famílias, em média de dez encontros. Após o desligamento, as famílias serão acompanhadas por seis meses com encontros bimestrais, assim possibilitará que novas famílias sejam inseridas nos atendimentos. As famílias serão encaminhadas pela Rede de Proteção da Criança e do Adolescente do município e ou identificadas pela equipe do projeto.
 Neste contexto o projeto “Reautorando Vidas” atuará na perspectiva de motivar, potencializar a população infanto juvenil do município de Esteio, através de atividades esportivas, culturais, grupos reflexivos e terapêuticos.
                O Projeto estará trabalhando de forma articulada com a Rede de Proteção, a Secretária da Educação e Esporte, Secretária da Assistência Social e Cidadania e Secretária da Saúde para atendimento e encaminhamentos, visando atender a criança e o adolescente em sua totalidade.
                O projeto “Reautorando Vidas” pretende olhar a criança, o adolescente, e sua família na perspectiva de igualdade de oportunidades, assim, integrar todas as pessoas envolvidas neste universo a família, a comunidade e as políticas públicas na corresponsabilidade desse processo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário