O documentário "Criança, a Alma do Negócio" fala sobre o uso inescrupuloso que a Mídia faz das propagandas para crianças.
As mães e as próprias crianças relatam como encaram essa situação. Vários profissionais - psicólogos, advogados, psiquiatras, antropólogos, psicanalistas, sociólogos - expõem seus pontos de vista sobre a utilização indiscriminada de propaganda para o estímulo ao consumo do público infantil.
Crianças brasileiras de todas as idades tem fortes hábitos de consumo, preferindo, em alguns casos, comprar a brincar. Essas crianças são expostas a mais de 4 horas de TV por dia, a maior média mundial.
A propaganda hoje se utiliza da linguagem infantil para falar diretamente à criança, para convencê-la da necessidade premente do consumo de determinado produto. O foco deixou de ser o brincar e passou a ser o consumir, em uma lógica em que a quantidade e diversidade de brinquedos é o que interessa, e não o uso do brinquedo em si.
Além dos brinquedos, são estimulados: roupas, calçados, maquiagens, aparelhos eletrônicos (MP3, celulares, etc.), comida - quase sempre com altos teores de gorduras e açúcar - dentre outros.
É um documentário que nos leva a refletir, sobretudo como estamos volúveis, inertes e suscetíveis nas mãos de uma mídia totalmente voltada para os interesses econômicos de uma minoria dominante.
Por Ana Paula Andrade
Educadora Social
Nenhum comentário:
Postar um comentário